SOBRE NÓS

Alessandra Nzinga
Fundadora do Observatório, é também pesquisadora, educadora, cientista social, Mestre em Educação Ambiental, Doutoranda em Antropologia, especialista em Direitos Humanos, Historia, Cultura e Literaturas Africanas e Afro-brasileira, em Letramento Racial Critico, pós-graduada em Gênero e Direito pela Escola Nacional de Magistratura, uma mulher preta carioca lá de Japerí, último município do Rio de Janeiro, com prêmios nacionais e internacionais em Direitos Humanos, por reconhecimento à sua luta e a sua história na pauta antirracista, pelas mulheres e pela educação. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Memórias Pretos Novos, IPN, onde coordenou a pós-graduação em História Africana, pesquisadora do GeaSur, da Unirio, onde defendeu o mestrado em Educação em 2018, sendo a primeira mulher negra a discutir e pesquisar Educação Ambiental no Brasil, coordenadora e idealizadora do curso de letramento racial crítico para servidores públicos, que foi multiplicado para o Judiciário de Rondônia e a Prefeitura de Parti do Alferes, que foi implementado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi também, por quatro anos, coordenadora de diversidades e ações étnico-raciais da Secretaria de Promoção e Política para Mulheres do Rio de Janeiro, trabalho que colocou, durante a sua permanência por lá, o Rio como capital latino-americana do cuidado, sendo também a primeira coordenadora negra do projeto Cidades Cuidadoras na América Latina.

Beatriz Moreira
Pedagoga formada na UFF, ativista do movimento negro, vasta experiência em atendimento a mulheres e crianças em equipamentos públicos e projetos assistenciais em áreas periféricas, além de pesquisadora de campo.

Monica Campista Gurjão Quintão
Bacharel em Serviço Social pela PUC Rio de Janeiro. Educadora social, Secretaria Estadual de Mulheres da União de Negras e Negros Pela Igualdade - UNEGRO, ativista em movimento feminista, membro titular do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, vasta experiência em pesquisa de campo nos territórios periféricos do Estado do Rio, e Especializando- se em Teologia Cosmologia e Cultura Afro-brasileira.

Aline Chagas
Estatística, pesquisadora social e estudante de direito, com mais de 27 anos de experiência em projetos sociais, responsável pelo desenvolvimento de indicadores para o planejamento e monitoramento de projetos. Desenvolvendo relatórios analíticos para subsidiar os gestores em tomadas de decisões. Coordenando e assessorando mobilizadores sociais e pesquisadores a nível nacional em diversas temáticas."

Jaqueline Maria
Bacharel em Direito, com especialização em Direito Trabalhista e Previdenciário, atuante no Direito da Mulher, orientadora Jurídica junto à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Município do Rio de Janeiro e voluntária no Enfrentamento à Violência contra a mulher, junto ao Projeto Justiceiras.
Cursando Ciências Sociais. Atuante como Professora de Sociologia, Voluntária no Pré-vestibular Social do Instituto Casa Viva. Pós- graduanda em Direito da Criança, Adolescente e Famílias, pelo IERBB.